Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Aula 07 - Maternal e Infantil I - A Aliança de Deus

Agora que as crianças já sabem que o Dilúvio se trata de uma grande chuva, pode-se cantar várias músicas sobre o tema no aquecimento da aula. Melhor ainda se elas puderem acompanhar tocando alguns instrumento. Tenho duas sugestões. Para a música "Plim plim, chuva no meu jardim", sininhos de mão são perfeitos.



Para a música "A chuva cai", xilofones ou metalofones podem fazer "ping ping pam". As crianças mesmo podem tocar, é só você direcionar suas baquetas no momento certo:


A chuva cai ping ping ping pam (tocar um glissando descendente - passar a baqueta rápido do Si para o Dó, descendo nas notas)
PING PING PAM (tocar MI MI MI)
PING PING PAM (tocar MI MI MI)
A chuva cai ping ping ping pam
Deus nos mostra amor.


(Não tem problema se eles quiserem tocar outras notas. Vitinho preferiu o Dó, kkkk)

Outra forma de explorar instrumentos nessa aula é através do martelo sonoro, muito apropriado para essa música:



A história do Dilúvio continua. Na última aula vimos que todos os animais entraram na arca e a família de Noé também, mas as pessoas para quem Noé pregava contiuavam ocupadas em fazer o mal. Não quiseram ouvir a Deus e obedecer. Então o anjo fechou a porta da arca e a água começou a cair. E chouveu, choveu e choveu por 40 dias e 40 noites sem parar. Era tanta água que o mundo inteiro ficou embaixo dela, só quem estava na arca se salvou.


Quando a chuva parou, todos saíram da arca para agradecer a Deus por seu cuidado e amor. Noé e sua família foram obedientes e agora estava sendo gratos. Então Deus colocou um arco-íris no céu como forma de lembrar a toda a humanidade que Ele sempre cumpre suas promessas, e nunca mais a Terra seria destruída pela água. O arco íris é uma aliança entre Deus e os homens. Será que as crianças sabem o que significa aliança? Faça-as compreender bem isso. Um atividade interessante para este momento é cantar a música abaixo com pandeiros-arco-íris. As crianças pintam um prato de papel, do tipo para aniversário, depois a professora coloca tampinhas, pedrinhas ou sementes dentro, dobra e grampeia as bordas junto com tiras de papel crepom. Outra idéia é amarrar fitas de cetim coloridas em palitos (sem ponta) para as crianças agitarem ao cantar a música.



Deus sempre cuida de Seus filhos, nunca abandona aqueles que O amam, protege e guia todos que ouvem e obedecem Sua vontade. Enfatize que Deus cuida de cada criança também e faça com elas uma oração pequena e simples agradecendo a Deus por isso.



Mensagem aos pais

"Os filhos imitam os pais; deve-se, portanto, tomar muito cuidado para lhes dar modelos corretos. Os pais que são bondosos e delicados em casa, ao mesmo tempo que são firmes e decididos, verão os mesmos traços manifestar-se nos filhos. Se são corretos, honestos e honrados, é bem provável que os filhos com eles se assemelhem nesse particular. Caso reverenciem e adorem a Deus, seus filhos, educados da mesma maneira, não se esquecerão de servi-Lo também."

(Ellen G. White - Orientação da Criança, pág. 215)

Nenhum comentário:

Postar um comentário