Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Aula 05 - Maternal e Infantil I - A primeira família

A família também é criação divina. E as crianças até 03 anos, que estão em importante fase de estruturação de sua identidade, precisam se sentir inseridas no contexto familiar, recohecer-se como parte de um núcleo de segurança e afeto. Em nossa sociedade existem vários tipos de família, por isso é preciso sensibilidade e cautela ao tratar do tema, pois isso pode mexer com emoções com as quais as crianças ainda não sabem lidar, como no caso de crianças que estão vivendo a separação dos pais, ou o afastamento de parentes devido a viagens ou trabalho, e várias outras situações que podem comprometer essa sensação de "fazer parte de um todo". Procure enfatizar sempre o amor de Deus, que abençoa cada pessoa ou família do jeitinho que ela é.

A história da Criação continua dizendo que Adão e Eva desobedeceram a Deus, foram enganados pela Serpente e perderam o paraíso, de onde tiveram que sair. Mas Deus é tão bom que lhes deu a esperança de que um dia esse paraíso seria restaurado, e o Bem, por fim, venceria o mal. E depois de algum tempo, Deus deu um precioso presente para o casal: um bebê! Quando Caim nasceu Eva já sabia do plano da redenção de Deus para o mundo e certamente achava que seu filho já fosse o Messias, o Salvador da humanidade, e seu coração se encheu de esperança.

Eu continuei falando da alegria que é quando um casal recebe um bebê como presente de Deus. Se você puder, leve fotos de bebês com suas famílias (podem ser das prórpias crianças, basta pedir antecipadamente aos pais) e mostre como todos parecem felizes. Diga como Deus ficou feliz quando as famílias das crianças cresceram com a chegada delas. Então fale como Eva ficou feliz quando ganhou seu primeiro bebê, Caim.


Depois que Caim cresceu e nasceu outro filho, Abel. Os irmãos, porém, não era unidos. Caim tinha ciúmes de Abel! Não pode ser assim... temos que amar todos os membros de nossa família e não brigar. Precisamos aprender a brincar com os irmãos como Jesus gosta, e pra isso temos que aprender também a dividir. Neste ponto convidei as crianças a brincarem de dividir. Lembram das frutas em forma de potinhos que usei numa aula anterior? Agora eles receberam a fruta e tinham que me dar a metade dela enquanto cantávamos a música abaixo. Deu certo, todos dividiram! É muito importante trabalhar a partilha com as crianças, cujo egocentrismo é típico nessa fase de desenvolvimento.


A letra que usei foi:

"Com uma maçã (ou o nome de outra fruta) contente estou, mas nada tens e metade eu te dou
Contigo reparto, te quero bem, e assim uma maçã tu tens também".




(João Pedro quis dar a maçã toda!)

Deus também criou nossas famílias, por isso vamos convidar Jesus a estar em cada uma delas, com o papai, mamãe, irmão, irmã, avô, avó... usando dedoches com esses personagens (que você pode fazer ou comprar AQUI), cada criança teve a oportunidade de cantar a música que convida Jesus para o Lar.





Mensagem aos pais

"Deus deseja que nossas famílias sejam símbolos da família do Céu. Conservem pais e filhos em mente este fato cada dia, mantendo entre si relações de membros da família de Deus. Então sua vida será de tal natureza que dará ao mundo uma lição objetiva do que podem ser famílias que amam a Deus e guardam os Seus mandamentos. Cristo será glorificado; Sua paz, graça e amor impregnarão o círculo da família como um precioso perfume."
(Ellen G. White, O Lar Adventista, pág. 17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário