Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Aula 03 - Maternal e Infantil I - Deus criou os peixes, as aves e os animais

Chegamos ao quinto e sexto dias da Criação. Nesta aula o foco é contemplar os animais em toda a sua diversidade e beleza. Uma ótima oportunidade de trabalhar texturas, sons, cores, tamanhos e formas com os pequenos.

Para começar, falei dos peixes, e cada criança recebeu um, de uma cor, forma e tamanho diferentes. Aprendemos a música "Cristo fez os peixes" do vídeo abaixo, e em seguida todos foram convidados a colocar seus peixinhos no aquário. Enquanto a criança coloca o peixinho, enfatize: "Olha, o peixe de fulana é amarelo e comprido! O peixe de Fulano é azul e em formato de círculo! O peixe de Beltrana é verde e pequeno", e assim por diante. Depois que todos os peixes estiverem no aquário faça gestos com as mãos enquanto canta a música para as crianças imitarem (o peixinho pode ser feito juntando-se as palmas das mãos e balançando pra lá e pra cá).



Um ótimo material para usar nesta aula são os livros de animais com texturas. Você encontra alguns AQUI. O ato da criança tocar diferentes texturas não é apenas um impulso de curiosidade. Quando a criança toca uma nova textura, o estímulo tátil envia informações ao cérebro que criam importantes conexões neurais, as quais construirão a inteligência da criança. Alisar o pelo de um cachorrinho, ou sentir as escamas de um peixe parece algo simples, mas é um exercício cerebral que prepara para resolver problemas e fazer associações bem mais complexas no futuro. Então abuse de atividades onde o toque é necessário. Se não puder comprar livros, faça você mesma um painel com bichihos com tipos de peles diferentes, e cole tecido, lixa, escamas, pelúcia, penas, couro e vários outros materiais em uma parte de seu corpo, para que as crianças possam tocá-las. Ah, e só use pele de animais se eles estiverem bem vivos, ok? De repente pode ser uma boa idéia levar um coelho ou cachorrinho para a sala de aula e ensinar sobre como devemos tocar e tratar os animais.


Outra idéia é trabalhar a música "Todos os animais cantam" com dedoches de animais, um para cada criança. Imite os sons dos bichos, mas deixe que as crianças participem, façam elas mesmas os sons,  instigue a que elas imitem você.Se não tiver dedoches, use bichinhos de pelúcia ou mesmo recortes de animais colados em cartolina e presos com durex a um palito de churrasco. Você pode esconder pela sala e pedir que cada criança encontre um animal, depois volte para o tapete (ou cadeira).



Terminamos fazendo uma atividade sensorial: pincelei cada mãozinha com tinta guache e eles carimbaram no papel para formar um peixinho. Eles gostaram tanto das cócegas das cerdas do pincel que alguns queriam fazer todos os peixinhos do mar.



Mensagem aos pais

"Não devemos meramente falar às crianças a respeito dessas criaturas de Deus. Os próprios animais devem ser seus professores. As formigas nos ensinam lições de paciente operosidade, perseverança em superar obstáculos, providência para o futuro. E os pássaros são ensinadores da suave lição da confiança. Nosso Pai celestial lhes provê alimento; mas devem eles recolhê-lo, construir o ninho e criar a prole. A cada instante se acham expostos a inimigos que procuram destruí-los. Entretanto quão animosamente prosseguem com o seu trabalho! Quão repletos de alegria são os seus pequeninos hinos!


"Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber; ... até os peixes do mar te contarão." Jó 12:7 e 8. "Vai ter com a formiga; ... olha para os seus caminhos." Prov. 6:6. "Olhai para as aves." Mat. 6:26. "Considerai os corvos." Luc. 12:24. "

(Ellen G. White, Orientação da Criança, págs. 58 e 59)

Nenhum comentário:

Postar um comentário