Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Aula 07 - Infantil II e III - A inteligente Débora

A Bíblia está cheio de heróis... e heroínas! Na história de hoje as meninas e meninos puderam aprender que as mulheres também devem servir no exército de Jesus, que são grandes guerreiras, corajosas, inteligentes e cheias de poder de Deus. É a história de Débora, uma líder do povo de Deus que promoveu uma grande vitória sobre os inimigos maus.


O vídeo abaixo eu editei especialmente para esta aula. É uma linda música!


Explique o contexto em que Débora e os Israelitas atacaram seus inimigos. Ensine que o povo de Deus sofria muito por causa desse povo mau, e Deus não quer que os seus filhos sofram, por isso providenciou para que fossem libertos daquelas maldades. A figura de Débora pode ser comparada a da mamãe ou da professora, que aconselham sempre para o bem. Quando temos dúvida sobre o que fazer, podemos procurá-las que sabemos que elas sempre nos ajudarão a fazer a coisa certa. E no final, quando Deus nos dá  vitória, ajudando a conseguir o que queríamos, precisamos ser GRATOS. Não deixe de explicar o significado de gratidão aos pequenos, porque essa é uma grande virtude, ainda mais quando dirigida a Deus. Há muitos motivos para agradecer a Deus, peça que as crianças lhe diga alguns e poderá ficar surpreso com a percepção delas.



Uma forma das crianças participarem ativamente da história, é cada uma ganhando um fantoche de saco papel com um personagem do exércitod e Débora. No caso desta história, onde há muitos soldados, todos podem participar. A figura abaixo mostra como fazer um fantoche de saco de papel. Você pdoe desenhar direto no saco ou, para destacar ainda mais o rosto, desenhe ou imprima  figura de um personagem em folha branca, depois faça um corte na altura da boca e cole os pedaços no saco seguindo o esquema. O bom desse recurso é que as crianças podem levá-lo como lembrancinha para casa.

Gostei muito da figura abaixo de Débora e Barak, pois é bem ao estilo dos heróis que as crianças gostam. Clique nela para aumentar, salvar e imprimir:



Mensagem aos pais

"Pais, cada vez que perdeis o domínio próprio e falais e agis impacientemente, pecais contra Deus. O anjo relator escreve toda a palavra impaciente e descuidada pronunciada diante deles negligentemente ou por brincadeira; a toda a palavra que não é pura e elevada, ele marca uma nódoa contra o vosso caráter cristão. Falai bondosamente aos vossos filhos. Lembrai-vos de quão sensíveis sois, e quão pouco podeis suportar ser censurados, e não ponhais sobre eles aquilo que não podeis tolerar; pois eles são mais fracos do que vós e não poderão suportar tanto assim. Os frutos do domínio próprio, gentileza e capricho de vossa parte serão centuplicados. Vossas palavras sejam sempre agradáveis e alegres, como raios de Sol em vossa família."

(Ellen G. White - Orientação da Criança, pág. 217)

Nenhum comentário:

Postar um comentário