Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Aula 05 - Infantil II e III - Abraão e Isaque

Também estudamos sobre a família, mas esta foi a família de Abraão, Sara e Isaque. Expliquei quem foi Abraão, com o que ele trabalhava, onde morava e como Deus o chamou para sair de uma cidade onde as pessoas só se preocupavam em ganhar dinheiro, comprar mais e mais coisas, e não adoravam ao Deus verdadeiro. Quando Deus chamou Abraão ele não sabia para onde iria, só sabia que teria de sair do conforto de seu lar para peregrinar, em busca de uma Terra Prometida. Deus também falou que Abraão seria o pai de muitos povos, mais numerosos que as estrelas do céu, e que por meio dele, todos nós poderíamos pertencer à família de  Deus.


Será que foi fácil para Abraão sair assim, sem saber aonde ir, só confiando na direção de Deus? Para as crianças entenderem bem o que isso significou, fiz uma brincadeira com a turma. Vendei os olhos de uma criança e pedi que as outras a ajudassem a chegar na porta da sala só falando, dando dicas de para onde ir, mas sem tocar nela (para esta brincadeira afaste todas as cadeiras e obstáculos que possam oferecer perigo à criança que está vendada). As crianças acabaram ajudando fisicamente também, mas foi divertido e elas compreenderam o quanto é difícil caminhar sem saber para onde!


Quando Abraão e Sara já estavam bem velhinhos, um mensageiro de Deus os visitou e disse que eles teriam um filho dali a um ano. Sara, quando escutou isso sorriu, pois não acreditava que ela, tão velhinha, pudesse ser mamãe. Será que as crianças acham que mulheres idosas podem ser mamães? Peça para elas imaginarem uam vovó-mamãe. Mas por incrível que pareça, nosso Deus forte e poderoso colocou um bebÊ na barriga de Sara. E quando ele nasceu puseram o seu nome de Isaque, que significa "sorriso". Sim, porque o sorriso de descrença de Sara se transformou em sorriso de alegria! E você gosta de sorrir também?


Faça com que as crianças se sintam parte da família de Deus e desejem, como Abraão, ir aonde Deus mandar...
(clique e salve para imprimir)

Mensagem aos pais

"No ensino de nossos próprios filhos, e no dos filhos alheios, temos provado que eles nunca amam menos aos pais e tutores por os restringirem de fazer o mal.(...) As lições de obediência, de respeito à autoridade, necessitam ser freqüentemente repetidas. Esta espécie de trabalho feito na família será um poder para o bem, e não somente serão as crianças restringidas do mal e constrangidas a amar a Deus e à justiça, mas os próprios pais serão igualmente beneficiados. Esta espécie de trabalho que Deus requer, não pode ser feito sem uma contemplação muito séria de sua parte, e muito estudo da Palavra de Deus, a fim de que possam instruir segundo a Sua direção."
(Ellen G. White, Orientação da Criança,págs. 86 e 88)

Nenhum comentário:

Postar um comentário