Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Aula 04 - Maternal e Infantil I - Deus criou Adão e Eva

Esta aula foi uma das mais gostosas... e eu explico porquê. Separei esta aula só para falar da criação do homem e da mulher como o ato mais especial da Criação. Pra todas as outras coisas - plantas, animais, astros - Deu usou a palavra como poder criador. Mas para criar Adão, Deus tomou a terra em suas próprias mãos, moldou cada parte do ser humano, esculpiu cada detalhe com perfeição, e tocou sua criação com o fôlego de vida saído de dentro dEle. Foi esse primeiro carinho que deu vida ao Homem. E eu posso imaginar Deus diante do universo, com as mãos sujas de barro, contemplando e sorrindo para sua mais perfeita criação. Depois, tomando a mulher do lado de Adão e moldando aquela que seria sua companheira e amiga por toda a vida. Sempre me emocino com esse relato bíblico e meu objetivo foi fazer as crianças se apropriarem dessa emoção também.


Não é tão fácil achar argila, ainda mais do tipo apropriado para usar com crianças. Mas é fácil dar a entender o tipo de textura que Deus teve em suas mãos quando criou Adão usando... massa de biscoito! Sim, por que não? Prepare uma mesa com antecedência, higienize, lave as mãos das crianças e deixe que elas amassem um pouco dessa massa, previamente preparada por você. Leve as crianças a expressarem verbalmente as sensações: macio, cheiroso, grudento, etc. Pode até provar um pouquinho. Depois deixe que cada criança corte seu biscoito com um cortador em forma de boneco, como esse ao lado. Aí é só enfeitar com balas, confeitos e/ou chocolate derretido. As crianças podem participar de tudo e depois levar os biscoitos como lembrancinha para casa.

RECEITA DE MASSA DO BISCOITO ADÃO E EVA

5 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
300g de margarina
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 ovos (tira a pele que encobre a gema)
Umas gotinhas de baunilha
 Amasse tudo até formar uma massa homogênea. Cortar e levar ao forno em assadeira untada e enfarinhada por 30 minutos ou até dourar. Quando esfriar decorar a gosto. Fazer um biscoito menino e  um biscoito menina, depois colocar algum recheio, como goiabada ou doce de leite no meio, entre eles.  

O que fiz ficou assim:


Adão e Eva!
Uma sugestão de Tag para colocar nos saquinhos:
 
Com essa faixa etária, pode esbanjar das música scom gestos. Eles gostam de imitar, e a expressão corporal ajuda a expressão oral, desenvolvendo a linguagem como um todo.


 

Não esqueça de enfatizar o poder de Deus em criar todas as coisas que existem, inclusive a cada um de nós. Ele não só nos criou como cuida de nós, como Deus forte e poderoso que é. A música que segue é uma forma de fixar essa mensagem. Você pode encontrá-la no You Tube com qualidade melhor, mas escolhi esse vídeo porque mostra a coreografia a ser feita com as crianças.


Mensagem aos pais

"Deus celebrou o primeiro casamento. Assim esta instituição tem como seu originador o Criador do Universo. "Venerado... seja o matrimônio" (Heb. 13:4); foi esta uma das primeiras dádivas de Deus ao homem, e é uma das duas instituições que, depois da queda, Adão trouxe consigo de além das portas do Paraíso. Quando os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma bênção; preserva a pureza e felicidade do gênero humano, provê as necessidades sociais do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral. "
(Ellen G. White, Patriarcas e profetas, pág. 46)

Nenhum comentário:

Postar um comentário