Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Aula 02 - Maternal e Infantil I - Deus criou o ar, a água e as plantas

A aula de hoje fala sobre o 2° e 3° dia da Criação. Para a maioria das crianças até 03 anos, ao contar histórias, deve-se utilizar o mínimo de palavras e o máximo de experiências sensoriais. As palavras devem ser simples, adequedas a seu vocabulário, e se possível, serem utilizadas para reforçar conceitos que elas estão adquirindo, como cores, números, formas, nomes de animais ou objetos. As ferramentas sensoriais devem apelar para todos os seus sentidos: é assim que elas aprendem. Repare no que uma criança de 1 ano faz ao ter nas mãos, pela primeira vez, um objeto: ela o apalpa, bate pra saber que som ele faz, cheira, olha de todos os ângulos, passa na cabeça e finalmente leva à boca, onde ela pode experimentá-lo com o paladar e com o tato. Resumir uma aula com um tema tão rico como este a simplesmente falar e falar não acrescenta em nada para os pequenos. Use todas as ilustrações que você tiver, e faça-os conhecer sobre Deus com todos os seus sentidos!

Visão:
Para falar sobre o ar, use uma bola de encher, sopre e deixe o ar sair fazendo sons engraçados (basta estivar a borda por onde se enche). Utilize um flanelógrafo ou painel de EVA com imagens de chuva, do mar, de vários tipos de plantas. Faça uma exposição ativa. As crianças devem receber uma figura e, à medida que você for chamando, elas podem ir colocando as figuras no painel. Mesmo crianças de 1 ano e  meio são plenamente capazes de fazer isso com satisfação.

(foto do blog "Educando Baixinhos")

Tato:

Na foto abaixo registrei dois recursos que utilizei para estimular o tato: as bolinhas de sabão, que a tia Rosinha me ajudou a fazer quando falamos do ar, e conta-gotas com água, para a turma fazer sua própria chuvinha. Todas as crianças foram convidadas a molhar a grama (de plástico), que eles também tocaram para sentir a textura, e algumas acabaram pingando a água na cabeça, nos braços, nas tias, hahahha felizmente são só gotinhas, fácil de enxugar tudo depois da diversão.


Uma música ideal para este momento (que minhas crianças amam):
(Você pode utilizar sininhos ou um triângulo para as crianças tocarem no momento do "Plim plim")

 Paladar:
Fiz a associação: como vocês regaram a grama com a chuva, as sementinhas brotaram e nasceram árvores com rutas muito gostosas. Hora de apresentar essa maravilha da criação. Emmuitas igrejas é costume utilizar frutas de plástico neste momento. É bem prático, de fato, sem falar que a durabilidade permite utilizar várias vezes as mesmas frutas. Mas gostaria de partilhar com vocês uma outra solução. Vejam, a primeira foto mostra lindas frutas de isopor que comprei para utilizar com meus pequenos. São frutas quase perfeitas, visualmente falando. Mas o que aconteceu na primeira vez que as crianças as pegaram nas mãos? MORDERAM! Claro! E fruta não é para morder? Além de estragarem as frutas, corriam o risco de se engasgar com o isopor e eu as retirei imediatamente. Infelizmente tem coisa que a gente só aprende assim, errando. Foi quando encontrei esses potinhos pláticos em forma de fruta. São usados, normalmente, para guardar restinhos de alimento na geladeira. Eu acabei de separar as duas metades com uma faca quente, e pronto! Para esta aula, é muito interessante escolher um potinho e levar lá dentro pedaços da fruta que ele representa, já descascados, sem sementes e cortados, para as crianças provarem. Mesmo crianças que não gostam de fruta vão se sentir chamadas a provar por curiosidade.

 (Frutas de isopor? Nunca mais!)
 (Comprei por R$ 0,90 cada)
(Imagine a alegria das crianças em tirar uvinhas daí de dentro...)

Uma canção  perfeita para este momento:



Olfato:
Ao falar sobre as plantas que Deus criou, não deixe de apresentar flores VERDADEIRAS, colhidas e colocadas num vaso para as crianças apreciarem e sentirem o cheiro. Depois o vaso pode ficar enfeitando a sala, para que elas lembrem, a cada vez que o olharem, que Deus criou a natureza.



Audição:
Como eu já disse, este tema é riquíssimo, e há uma infinidade de músicas que você pode utilizar durante a aula. Escolha algumas e sinta quais a sua turma gosta mais, então as repita. Crianças nesta idade adoram repetição. As mais queridas podem ser utilizadas como música de aquecimento em outras aulas também. Segue abaixo um clássico muito propício para esta aula... porque só faltou dizer isso: além dos sentidos, uma das formas mais eficazes para as crianças aprenderem é o movimento!

(Você pode acrescentar o "o sapo alegre pula", "os cavalinhos correm", "e a foquinha aplaude", etc)

Mensagem aos pais:

"As criancinhas devem especialmente viver em contato íntimo com a Natureza. Em vez de se porem sobre elas os grilhões da moda, estejam elas livres como os cordeiros para que brinquem à suave e amena luz solar. Sejam mostrados a eles os arbustos e flores, a relva rasteira e as altaneiras árvores; e familiarizem-se com suas lindas, variadas e delicadas formas. Ensinai-as a ver a sabedoria e amor de Deus em Suas obras criadas; e, expandindo-se-lhes o coração com alegria e grato amor, unam-se elas aos pássaros em seus cânticos de louvor. (...) Assim farão uso de suas capacidades a fim de abençoarem a outros e honrarem a Deus."
(Ellen G. White, Conselhos a Proessores, Pais e estudantes, pág. 186)

2 comentários:

  1. Olá, achei tudo muito lindo!
    Só uma observação, só choveu na terra quando Noé entrou na arca.
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, professora Renata! Muito obrigada pelo comentário :-) Você tem razão. Antes da chuva, por ocasião do dilúvio, só havia o orvalho para regar as plantas.

    ResponderExcluir