Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aula 01 - Maternal e Infantil 1 - Deus criou o dia e a noite

Optei por falar sobre a Criação em módulos para que as crianças tenha a chance de refletir sobre cada aspecto dessa hsitória bíblica. Não me detive à ordem cronológica, como é típico, mas separei esses módulos por tema, o que é mais interessante para o caso de crianças bem pequenas, que ainda não tem noção de numeração ordinal.. Nós, adultos, a cada vez que paramos para ler o Gênesis e estudar sobre nosso Criador, nos surpreendemos com os detalhes de amor que Ele pôs em cada cantinho deste mundo, imagine os meus bebês, que estão apenas começando a descobrir este mundo! Falar sobre a Criação divina para eles é apontar para o que o mundo tem de melhor, é dar sentido a todas as coisas bonitas e agradáveis que eles estão descobrindo.

E assim começamos a falar sobre a criação do dia e da noite. Para essa faixa etária é conveniente usar muitas músicas, ilustrações concretas que eles possam manipular e principalmente, uma linguagem simples, acessível, objetiva. Muitos deles estão aprendendo a lidar com o medo do escuro. Muitos ainda não entenderam como funciona o ciclo do tempo dia/noite. Mas todos adoram apertar botõezinhos para ligar a luz...

Por isso providenciei um pedaço de tecido bem grande (4 metros de comprimento por 2,80 de largura) na cor azul-marinho. Pode comprar o mais baratinho, o importante é que seja escuro. Também peguei uma lanterna e fizemos a atividade de vivenciar o claro e o escuro com a ajuda do tecido. Lá embaixo expliquei que a Terra, antes da Criação era assim, escura, mas então Deus falou e a luz apareceu. Todas as crianças tiveram a chance de ligar a lanterna. Algumas poucas ficaram com medo de entrar embaixo do tecido, mas nesse caso não se deve forçá-las: mesmo observando de fora elas são capazes de apreender o que está sendo explicado.


E o que ilumina quando a noite está escura? A Lua! E a qual a luz mais forte que existe na natureza? A luz do Sol! No quarto dia da criação Deus fez os astros do céu, e fez isso para a gente ficar feliz ao olhar para o céu e vê-lo sempre bonito e iluminado!

 (O sol é um pratinho de aniversário que foi recortado nas bordas para ganhar "raios". Cada aluno ganhou um)
(A lua é um prato de bolo grande que foi recortado no meio. Que lua mais linda essa, gente!)

Há muitas músicas sobre natureza para trabalhar o tema desta aula. Selecionei esta em especial, que é um conhecido corinho em minha igreja:


Com as crianças até 3 anos, o melhor é fazer atividades que utilizem mais elementos de Arte, como pintura com tinta, glitter, colagem... elas gostam muito, é fácil e tem uma efeito bem bonito. Na figura abaixo, elas podem colar papel laminado na lua e cola com glitter nas estrelas.


Mensagem aos pais:

"O mundo, embora caído, não é todo tristeza e miséria. Na própria natureza há mensagens de esperança e conforto. Há flores por sobre os cardos, e os espinhos estão cobertos de rosas."
(Ellen White, Caminho a Cristo, págs. 09 e 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário