Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aula 01 - Infantil II e III - A torre de Babel

Algumas vezes usamos termos bíblicos por tanto tempo que eles se tornam comuns para nós, nem paramos para pensar que talvez, para as crianças, esses termos sejam desconhecidos. Ao falar sobre a torre de Babel, expliquei o que queria dizer "torre" e o que queria dizer "Babel". Mais que isso, os alunos puderam montar, eles mesmos, sua própria torre. Essa atividade cooperativa, além de divertir, ensina a importância de trabalhar unidos e ilustra a história de maneira que eles podem se sentir dentro dela.


E qual o problema em construir uma torre tão alta que pudesse chegar ao céu? O motivo está no coração dos homens. Eles não queriam apenas construir uma grande torre, mas desafiar a Deus. Queria atrair a atenção dos outros homens para si, alimentando a vaidade de que eram tão poderosos, inteligentes e auto-suficientes, que não precisavam temer a Deus. Por isso Deus os confundiu, e ficou cada uma falando uma língua diferente, sem se entender, até a construção da torre ser abandonada. Infelizmente aidna hoje existem muitas pessoas por aí construindo "torres de Babel". Passam a vida preocupadas em trabalhar, estudar e construir um grande patrimônio, ter muitos bens para mostrar para os outros que conseguiram o "sucesso" financeiro, sem se preocupar em dedicar tempo para temer ao Senhor e dar-Lhe glória. Não é pecado ter prosperidade na vida, pecado é esquecer de Deus por causa disso. Em tudo que quisermos construir devemos chamar Jesus para trabalhar junto conosco. Unidos com Ele e uns com os outros chegaremos muuuito mais alto que a torre do Babel: Jesus nos levará ao Céu!

Uma boa atividade para fazer com as crianças desta faixa etária é construir uma torre com palitos de picolé. Eu pedi que elas os colassem num papel, mas você também pode experimentar fazer torres verticais, colando os palitos de uma base quadrada ou pentagonal para cima. Isso demandará mais tempo e um bocadinho de paciência, mas as crianças vão exercitar a criatividade, a coordenação motora fina e podem transformar a torre num útil porta-trecos!



Uma boa música para trabalhar o tema é esta, de Alessandra Samadello, no DVD Cantando a Bíblia I:


Mensagem aos pais

"A grande obra dos pais e dos mestres é a formação do caráter - restaurar a imagem de Cristo nos que se acham sob seus cuidados. O conhecimento das ciências torna-se insignificante em comparação com esse grande objetivo; mas toda verdadeira educação pode se tornar auxiliar no desenvolvimento de um caráter reto. A formação do caráter é obra de toda a existência e permanece para a eternidade. Pudessem todos compreender isso, despertando para o fato de que estamos individualmente decidindo nosso próprio destino e o de nossos filhos para a vida eterna ou a eterna ruína, que mudança se operaria! Quão diversamente seria empregado nosso tempo de prova, e de que nobres caracteres estaria cheio o nosso mundo! "
(Ellen G. White, Conselhos a Professores, Pais e Estudantes, pág. 61)

Nenhum comentário:

Postar um comentário