Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aula 11 - Maternal e Infantil I - José e seus irmãos

A história de José, filho de Jacó, está registrada no capítulo 37 do livro de Gênesis. É uma história complexa, rica em detalhes, então é recomendável que foquemos apenas em um aspecto que seja compreensível para os pequenos. Temos que ter em mente que mais importante que contar todos os detalhes da história é fazer com ela tenha sentido para as crianças. Que lhes diga algo que compreendam e possam aplicar de maneira prática em sua vida. Que lhes mostre uma face do amor de Deus.

Para essa história com os meus pequeninos escolhi focar no relacionamento de José com seus irmãos. A disputa e as brias entre os irmãos é um tema que a maioria das crianças, mesmo as menores, conhece e podem opinar. Comece conversando sobre isso, perguntando como é a convivência delas com seus irmãos e como acham que deveria ser. Depois introduza a história do pequeno José, que de menino mimado foi transformado por Deus num homem sábio. Fale também sobre o sentido do perdão. Devemos evitar as brigas a todo custo, mas quando mesmo assim isso não é possivel, devemos estar sempre prontos a perdoar e buscar a paz com nossa família.

Eu aproveitei para instroduzir a história dizendo que ela estava na Bíblia, e que a Bíblia é o livro de Deus. Não é preciso falar muito, e especificar quantos livros tem, em quantas partes se divide, quem a escreveu... essas são informações quem podem ser dadas mais tarde. Mas nessa idade, as crianças querem respostas objetivas para suas indagações. Então o que é a Bíblia? É o livro de Deus! Isso já é o suficiente para elas entenderem oc aráter sagrado deste livro. Acrescentei que Deus ama a verdade, portanto, as histórias que estão ali são verdadeiras. Não é como qualuer outro livro de histórias, como dos três porquinhos ou da Chapeuzinho vermelho: as histórias da Bíblia aconteceram de verdade. E elas apontam todas para uma pessoa muito importante: Jesus! Em nossa Bíblia de feltro, elas tiveram tempo de procurar afigura de Jesus enquanto ouviam e cantavam nossa música sobre a Bíblia. Esse momento pode ser fixo em cada aula, variando apenas as figuras apresentadas dentro da Bíblia, uma vez por trimestre, por exemplo.

A Bíblia que as crianças estão usando é feita de feltro. Você pode comprar pronta ou então para montar, a um preço baratinho AQUI. Outra ideia é colar EVA preto na capa de um album de fotos 10x15, e dentro colocar figuras de personagens e cenas bíblicas.

Voltando à história de José, apresentei sua grande família às crianças. Cada um recebeu um bonequinho representando um membro da família de José. Falei que naquela família haviam problemas, pois o pai mimava José, e seus irmãos tinham raiva dele por causa disso.Um de nossos alunos vestiu uma túnica listrada colorida, e falei que um dia José foi exibir sua linda túnica nova aos irmãos (apenas ele ganhou uma túnica do seu pai), e os irmãos, tomados de raiva, fizeram uma grande maldade com ele: o agrediram e o venderam para homens desconhecidos.


Comentei sobre como era o Egito naquela época, e com a ajuda do flanelógrafo e do computador, visualizamos algumas paisagens e monumentos famosos daquele lugar. Era um lugar bem diferente do que José estava avostumado, e ele deve ter sentido medo de estar ali sozinho: "Vocês não sentiriam?". 


Mas Deus cuidou de José. Falei que ao chegar no Egito, José foi abençoado por Deus, e conheceu pessoas boas e mãs, algumas que o jogaram até na prisão. Mas no final, acabaram levando-o até o Faraó, que tinha tido sonhos muito estranhos, que só José soube explicar o que queriam dizer. Era um conselho de Deus para o povo do Egito. Faraó ficou tão feliz que nomeou José, o governador do Egito. Assim, José pode juntar bastante comida para que quando chegasse o tempo da fome (do qual Deus avisou a Faraó em sonho), ninguém passasse fome. E assim aconteceu. José guardou tudo tãod ireitinho que além de não passar fome, o Egito ainda ajudou outros povos vizinhos também.

Fizemos uma caixa sensorial com macarrão e potinhos. As crianças deveriam guardar a comida ali dentro, como José fez no Egito. Foi muito legal ver as carinhas felizes dac crianças manipulando os grãos e fazendo barulhinhos com os potes (apesar da chuva de macarrão).


Os próprios irmãos de José foram até o Egito procurar comda. José ainda estava magoado, mas conseguiu perdoá-los. Quando pedimos ajuda a Deus, ele nos faz conseguir perdoar mesmo as pessoas que nso fizeram muito mal. EJosé pode se sentir novamente em paz, pois agora tinha achado sua família novamente!

Usei a música "O sonho de José", de Alessandra Samadello (DVD Cantando a Bíblia Vol. 02) para falar um pouco sobre os sonhos de Deus para cada um de nós. E oramos para que Deus realize esses sonhos nas nossas vidas, para que possamos ajudar outras pessoas, como aconteceu com José.



Fizemos uma atividade de fixação sobre a história, mas a tarefamesmo foi levar as crianças a pensarem em formas como poderiam fazer os membros de suas família felizes naquela semana. Conversamos sobre algumas simples que mesmo os pequenos podem fazer para colcoar um sorriso no rosto do papai, da mamãe e dos irmãos.


Deus tirou José da prisão para lhe dar uma grande vitória!

 Mensagem aos pais

"A excelência moral e as belas qualidades mentais não são o resultado do acaso. Os mais preciosos dons não são de valor algum a menos que sejam aperfeiçoados. A formação de um caráter nobre é obra de uma vida inteira, e deve ser o resultado de um esforço diligente e perseverante. Deus dá as oportunidades; o êxito depende do aproveitamento das mesmas. "

(Ellen G. White - Patriarcas e Profetas, pág. 223)



Um comentário: