Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aula 11 - Infantil II e III - Salomão constrói um templo

Como aconteceu com a turma dos menores, tambémcomeçamos conversando sobre a Bíblia e a veracidade de suas histórias. Cada criança ganhou uma Bíblia de feltro e deveria achar Jesus nela enquanto cantávamos nossa música sobre a Bíblia. Jesus, expliquei, é para onde apontas todas as histórias da Bíblia. E elas nos ensinam a viver bem, amar a Deus e às pessoas.

 Utilizei uma Bíblia de feltro que comprei pronta AQUI, mas você pode fazer uma colando EVA ou feltro preto na capa de um album de fotos 10x15, e depois colocando dentro figuras sobre histórias e personagens bíblicos. Com o tempo as crianças reconhecerão os personagens e elas mesmas contarão as histórias.

Com a turminha dos maiores dá para explorar mais informações sobre esse precioso livro. A cada aula temos o nosso momentinho de falar uma curiosidade sobre a Bíblia: seus livros, seus escritores, sua história ao longo da humanidade, e a forma como Deus a preservou para que chegasse até nós hoje.



Contei às crianças que Salomão, filho de Davi, amava muito a Deus, e por isso queria fazer uma casa bem bonita para Ele aqui na terra. Essa casa de Deus seria um local para as pessoas irem orar, cantar, e aprender mais sobre o amor dEle. É como a igreja! Mas Salomão não queria uma igreja qualquer, ele queria a igreja mais bonita que fosse capaz de fazer, pois queria que todos soubessem que aquele deveria ser um lugar mesmo muito especial. Dessa forma, reuniu o povo e começaram a construção. Cada um ajudou como pode, mas todo se uniram com o propósito de agradar a Deus.

Mostrei às crianças algumas figuras de como os estudiosos retratam que foi o templo de Salomão, e mostrei também alguns utensílios do templo (NESTA PÁGINA há figuras bem interessantes). Pedi às crianças que usando blocos de montar, em dupla, tentassem construir um templo bem bontio também.



O estudo do templo e suas caracteristicas detalhas é muito rico teologicamente, mas nesta aula buscamos explorar apenas aspectos mais simples, mais condizentes com a maturidade das crianças, quais sejam: o amor do povo de Deus pela igreja, de modo a se unirem todos para construir o mais belo templo, e a importância de irmos à casa de Deus para estar com Ele.

(Quebra cabeças do templo de Salomão. Clique para ampliar e salvar)


Mensagem aos pais

Se quiser conhecer mais sobre o Santuário, que foi modelo do Templo de Salomão, assista ESTE VÍDEO com um estudo bíblico sobre o assunto.

"No preparo do santuário e seus móveis todo o povo devia cooperar. Havia ocupação para o cérebro e para as mãos. Exigia-se uma grande variedade de material, e todos foram convidados a contribuir conforme a boa vontade de seu coração. Desta maneira, pelo trabalho e ofertas eram ensinados a cooperar com Deus e uns com os outros. E também deviam cooperar na preparação do edifício espiritual - o templo de Deus na alma."

(Ellen G. White - Educação, pág. 37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário