Espaço pedagógico de Ensino Religioso na Educação Infantil. Para pais, alunos, amigos e colegas de profissão da professora Luciana.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aula 10 - Infantil II e III - Davi e Golias

Essa é uma das histórias mais famosas da Bíblia e também uma das preferidas das crianças. Elas se identificam com DAvi, que era pequenino, frágil, mas corajoso. Nesta aula procurei enfatizar, além da coragem de Davi, sua BONDADE, pois isso é que distingue um herói de um homem forte qualquer.

Começamos falando sobre a vida de Davi antes de ser rei. Ele era um pastor de ovelhas. Perguntei às crianças se elas sabiam o que significava isso, e depois, aproveitando as respostas delas, expliquei que as ovelhas não sabem como procurar água ou alimento sozinhas, e o pastor é aquele que ajuda os bichinhos a fazerem isso. Davi passava muito tempo nas colinas, junto da natureza, andando com as ovelhinhas. E isso fez com que ele observasse a presença de Deus em Sua Criação... na beleza das plantas, dos animais, na melodia dos pássaros... Davi tinha muito tempo para conversar com Deus, e o que mais alegrava seu coração era louvá-lO. Como Davi louvava? Ele cantava e tocava harpa!!! Neste momento apresentei uma cítara às crianças - na verdade o instrumento mais próximo do que Davi tocava, naquela época -, e deixei que cada uma tocasse um pouquinho para se sentir como Davi :-) Depois eu mesma toquei um pouco, uma música conhecida delas, para que elas apreciassem o som do instrumento.



Mas a vida de pastor não é fácil. Expliquei para as crianças que além de levar chuva e sol, ter que dormir ao relento às vezes, o pastor também enfrenta muitos perigos. Existem animais selvagens que querem comer as ovelhinhas, e o pastor precisa protegê-las deles! Davi sabia manejar muito bem a funda, um instrumento parecido com um estilingue, para atirar pedras em lobos e leões que tentassem fazer mal para suas ovelhas.

Cada criança recebeu uma bolinha de papel. Usei fantoches de leão e de lobo para encenar a aproximação desses bichos das ovelhinhas (de EVA) de Davi, e quando eu gritasse: "leão!" ou "lobo!!", as crianças deveriam atirar as bolinhas neles. Eu fazia de conta que o bicho ficava com medo e saía correndo... foi uma festa, eles quiseram fazer várias vezes hahahha



Depois usamos o flanelógrafo para contar a história sobre Davi e Golias. À medida que eu ía contado, as próprias crianças iam colocando as figuras no flanelógrafo. Muitas professoras acham que o flanelógrafo é um equipamento obsoleto, ultrapassado. Mas ele é um MARAVILHOSO recurso de aprendizado se usado da forma correta. E a forma correta é essa: que as crianças participem ativamente, colocando, elas mesmas, as figuras. Com essa manipulação concreta da história, elas gravarão todos os detalhes com muito mais facilidade que apenas ouvindo ou vendo passivamente. (As figuras de feltro adquiri AQUI)



Abaixo, algumas músicas legais para cantar com as crianças sobre o tema:

 


No Google é possível achar uma infidade de atividades sobre o tema, selecionei esta que achei bem divertida (clique na figura para ampliar, salvar e imprimir):




Mensagem aos pais

"Quando a mãe ensina os filhos a obedecerem-lhe porque a amam, está ensinando as primeiras lições na vida cristã. O amor da mãe representa para a criança o amor de Cristo, e os pequenos que confiam em sua mãe e lhe obedecem, estão aprendendo a confiar no Salvador e obedecer-Lhe." 

(Ellen White - Mente, Caráter e Personalidade I - pág. 216)

Nenhum comentário:

Postar um comentário